terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Pitaco do Badaró..


Um final de semana previsível - assim veria um estranho em solo brasileiro à última rodada do Brasileirão. Numa rodada em que predominantemente enfrentavam-se os times do topo da tabela com aqueles da parte de baixo, o resultado lógico seria mesmo o que tivemos mas, como esse campeonato não costuma dar muita conversa pra lógicas, perspectivas e demais tipo de futurologia, não deixou de ser uma rodada estranha.
                Em Minas a lógica não faltou tanto, de alguma maneira ela se manteve. Apesar de melhoras pontuais, um ponto aqui e outro acolá, uma visão realista do futebol mineiro hoje nos leva à conclusão de quê de fato era para os 3 times “daqui” perderem, e assim foi.
                Falando em lógica, vai aqui uma queixa aos deuses do futebol: Há um tempo atrás disse que o Flamengo era um dos mais fortes candidatos ao título, resultado: O Flamengo emplacou uma série terrível de jogos sem ganhar. Recentemente falei no São Paulo, e o tricolor já está também inaugurando uma triste série e já até caiu o treinador Adilson. Na última coluna falei da regularidade e da força do time do Coxa, e o time depois disso não ganhou mais, perdeu uma fora e empatou em casa. Assim sendo, e brincando com tais deuses, minha aposta agora vai então pro Timão ser o campeão nacional!!!
Voltando...
                Pra cá, a nossa realidade é do outro lado da tabela. E faltando 8 rodadas nos resta ir às contas. Matemáticos já garantem que 42 pts são suficientes para escapar da degola. O América, como já disse há bastante tempo, já foi-se. Só um milagre pra mudar a situação coelhina.  Vejamos então o futuro de Cruzeiro (tem 31pts) e Atlético (tem 30pts):


Cruzeiro
Atlético GO (C)
Botafogo (F)
Flamengo (F)
Internacional (C)
Avaí (F)
Atlético PR (C)
Ceará (F)
Clássico




Atlético
Fluminense (F)
Palmeiras (C)
Grêmio (C)
Figueirense (F)
Coritiba (C)
Corinthians (F)
Botafogo (C)
Clássico




Uma análise da tabela nos aponta para 2 caminhos possíveis. O primeiro seria Atlético e Cruzeiro ganharem os seus jogos em casa. Mas, nesse caso, teríamos que contar com uma improvável vitória do Cruzeiro contra o bom time do Internacional e também com uma vitória do Atlético contra o seu algoz, Botafogo, por exemplo. Se é assim, talvez esse seja um caminho perverso. Há outro: Contemos então que os mineiros ganharão os seus jogos contras as equipes do meio e da parte de baixo da tabela e, para um cálculo médio, os pontos que por ventura perderem contra esses times recuperarão aqui ou ali contra os que brigam lá em cima.
Pois bem, os times que teoricamente Atlético MG e Cruzeiro irão vencer estão sublinhados acima (vale dizer que embora análises da tabela sejam sempre perversas, a tabela do Cruzeiro me parece mais tranquila. Mas para os atleticanos compensa o fato de que o time do Galo hoje joga melhor). Se seguimos essa lógica, temos que Cruzeiro e Atlético farão, ambos, 12 pontos. Se de fato se dá isso, a pontuação de ambos já seriam suficiente para escapar, e então teremos um clássico um pouco menos tenso na rodada final.
Se os leitores acharem que o fator casa é o que mais pesará nessa reta final, então a lógica para o Atlético segue a mesma - fará 12pts – mas, para o Cruzeiro, fica uma obrigação: Fazer valer à risca e vencer todas em casa, isto é, inclusive o Clássico. Essa caminho parece mais torturante.

Dicas para o Cartola

Vão valorizar/pontuar:
Elias – Figueirense
Montillo – Cruzeiro
Douglas - Grêmio

Vão desvalorizar:
Júlio César - Corinthians
Dedé - Vasco
D’Alessandro - Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário